O NEUROLOGISTA INFANTIL  

O que é um neurologista infantil?

Se seu filho tem problemas que envolvem o sistema nervoso, um neurologista infantil, ou neuropediatra, tem o treinamento especial neste assunto para tratar seu filho. Exemplos de tais problemas são convulsões, atraso na fala, fraqueza ou dores de cabeça.

 

O que é necessário para ser um neuropediatra?

Neurologistas infantis são médicos que tenham concluído seis anos de faculdade de Medicina, pelo menos 2 anos de residência em pediatria e dois ou mais anos de treinamento de residência em Neurologia Adulto e Infantil. Neurologistas infantis tratam crianças desde o nascimento até o fim da adolescência. Eles escolhem o cuidado das crianças como o núcleo de sua prática médica. Sua formação avançada e experiência possibilitam o atendimento das necessidades exclusivas de seu filho.

 

O que um Neurologista Infantil faz?

Neurologistas infantis diagnosticam, tratam e administram as seguintes condições: Distúrbios convulsivos, incluindo convulsões em recém-nascidos, convulsões febris e epilepsia; Aspectos clínicos de lesões da cabeça e tumores cerebrais; Fraqueza, incluindo paralisia cerebral, distrofia muscular, e distúrbios neuromusculares; Dores de cabeça, incluindo enxaquecas; Distúrbios de comportamento, incluindo déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), o insucesso escolar, autismo e problemas de sono; Transtornos do desenvolvimento, incluindo atraso de fala, alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, e questões de coordenação; Deficiência intelectual (anteriormente chamado retardo mental); Hidrocefalia.

 

Onde posso encontrar um Neurologistal Infantil?

Neurologistas infantis trabalham em uma variedade de situações, incluindo hospitais infantis, centros médicos universitários, postos de saúde, consultórios e clínicas privadas.

Os Neurologistas Infantis combinam a perícia especial no diagnóstico de distúrbios do sistema nervoso (cérebro, medula espinhal, músculos, nervos), tratando com a compreensão necessária sobre os transtornos médicos na infância, bem como as necessidades especiais da criança e de sua família e do seu ambiente. Em muitos casos, neurologistas infantis trabalham em equipe com pediatras ou outros médicos de cuidados primários. Além disso, neurologistas infantis podem trabalhar com outros especialistas em pediatria como fonoaudiólogas, psicólogas, psicopedagogas, para cuidar de crianças que têm problemas médicos mais complexos, como a epilepsia, malformações congénitas, ou retardo mental. Estas são condições crônicas e requerem cuidado contínuo e acompanhamento de perto durante toda a infância e adolescência.

 

Se o seu pediatra sugere que o seu filho precisa se consultar com um neurologista infantil, você pode ter certeza que seu filho vai receber a melhor atenção e cuidado possível.